Dieta Saudável e Fertilidade

Gravidez e Fertilidade

“Está claramente estabelecido que uma dieta saudável é um pilar essencial da boa saúde e que assume uma dimensão particular durante a gravidez, tanto para a saúde da mãe como para o bom andamento da gravidez e do parto como para a saúde do feto e do adulto que ele se tornará.

Estudos das Universidades de Cambridge e Leicester mostraram que alimentar a gestante tem efeitos a longo prazo na saúde do seu filho.

Eles mostram que os atuais desequilíbrios na dieta moderna, tais como baixa ingestão de certas proteínas, dieta com alto índice glicêmico (açúcares “rápidos” …) aumentam a síntese de uma proteína (chamada miR-483-3p) em maior quantidade do que em filhos de mães alimentando-se de um modelo do tipo Mediterrâneo (legumes, azeite, baixo índice glicêmico, pouca gordura animal …).

Alimentaçao Mediterranea
Alimentação Mediterrânea

Mas esta molécula miR-483-3p é responsável pelo desenvolvimento de células de gordura menores do que o normal, armazenando menos triglicerídeos (gorduras sintetizadas a partir de carboidratos e permitindo seu armazenamento no tecido adiposo) do que as células normais.

Na idade adulta, a criança nascida com esses adipócitos menos funcionais tem menor capacidade de armazenar triglicerídeos em sua massa gorda e, por compensação, acumula mais em seus músculos e fígado. Em última análise, isso gera um risco aumentado de diabetes e patologias do envelhecimento, especialmente cardiovascular.

Na Prática

Assim, a dieta da gestante tem um papel não apenas imediato, mas também a longo prazo, na saúde de seu filho. O desejo de gravidez ou gravidez em curso são, portanto, situações privilegiadas em que é útil lembrar que consomem proteínas magras de boa qualidade, de origem animal (aves, peixes, ovos …).

Dieta Saudável

Idealmente consumidas desde a primeira vez, de bom valor nutricional, sob a forma de azeite virgem prensado a frio e óleo de colza, óleo de noz ou sésamo e pequenos peixes gordos (sardinha, cavala).

Alimentos com baixo índice glicémico tais como frutas frescas, leguminosas e grãos integrais, favorecendo produtos biológicos e métodos de cozimento suaves, limitando o consumo de refeições Industriais preparadas e bebidas doces como refrigerantes … estes são meios ao seu alcance e assim agir de forma rápida e sustentável sobre a saúde e o bem-estar da mãe, mas também e talvez especialmente do seu filho e do futuro adulto que se vai tornar.

Referências bibliográficas:

Ferland-McCollough D, Fernández-Twinn D, Cannell I, et ai. Programação do tecido adiposo miR-483-3p e expressão de GDF-3 por dieta materna em diabetes tipo 2. Morte e Diferenciação Celular, 2012; DOI: 10.1038 / cdd.2011.183

Dr. Eric Sannier”

As informações contidas neste artigo são apenas para fins informativos e não podem ser consideradas como aconselhamento médico personalizado. Nenhum tratamento deve ser realizado apenas com base no conteúdo deste artigo e é altamente recomendável que o leitor consulte profissionais de saúde devidamente credenciados pelas autoridades de saúde para quaisquer questões relacionadas à sua saúde e bem-estar. O editor não é um fornecedor médico licenciado. O editor deste artigo não pratica de forma alguma actos médicos em si, nem qualquer outra profissão terapêutica, e é formalmente proibido de entrar num relacionamento de profissional de saúde com doentes que são seus leitores. Nenhuma das informações ou produtos mencionados neste site se destina a diagnosticar, tratar, mitigar ou curar qualquer doença.

Alimentação Saudavel
Alimentação Saudável
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